Festival de Gastronomia movimenta Gramado em Setembro

Festival de Gastronomia movimenta Gramado em Setembro

Notícias 13/09/2023 0

A cidade de Gramado, um dos destinos mais populares do Brasil, mantém seu status de roteiro turístico em constante crescimento a cada ano. Com um clima de montanha que lembra a Europa e uma ampla variedade de hotéis de qualidade, ela atrai a atenção daqueles que buscam um destino de férias. No entanto, um dos principais destaques de Gramado é sua gastronomia, um verdadeiro espetáculo à parte. A cidade oferece diversas opções de restaurantes que servem pratos locais e culinária contemporânea. Durante o mês de setembro, acontece o Festival de Cultura e Gastronomia, um convite para uma verdadeira imersão nos sabores e aromas da região. Hoje, o Portal Gramado convida você a descobrir todos os detalhes dessa atração.

O Festival

Na sua 15ª edição, o Festival proporciona uma experiência cultural e gastronômica única por meio de festins, degustações, oficinas, workshops, shows musicais e peças teatrais. Aqui, os visitantes têm a oportunidade de mergulhar nessa combinação perfeita entre arte e culinária. Grandes personalidades da culinária nacional e internacional se reúnem neste evento imperdível. E não podemos deixar de mencionar os vinhos e espumantes, que são verdadeiros destaques do Festival, onde são apresentados os melhores rótulos da produção vinícola do Rio Grande do Sul, assim como as marcas mais renomadas ao redor do mundo.

A experiência

O evento contará com a participação de 5 vinícolas e 16 restaurantes (14 oferecendo pratos salgados e 2 com opções de sobremesas), localizados na Rua Pedro Benetti, que fica ao lado da Igreja São Pedro (um dos principais cartões postais da cidade). Além disso, na Praça Major Nicoletti, próxima à Rua Coberta, os visitantes poderão desfrutar de uma novidade: uma estação de churrasco com dois pratos principais, um varal de carnes assadas e duas opções de churrasco vegetariano-vegano.

O evento estará aberto ao público todos os dias, das 11h30 às 22 horas, e a entrada será gratuita.


Muitas novidades

O tema dessa edição da atração são as Pancs-Plantas Alimentícias Não Convencionais, caracterizadas por sua rusticidade. Elas possuem partes ou porções que podem ser consumidas na alimentação humana, sendo exóticas, nativas, silvestres, espontâneas ou cultivadas.

O objetivo principal é apresentar ao público em geral o uso, os sabores e os benefícios das PANCs na preparação de pratos, transformando a participação no evento em uma experiência sensorial envolvente nesse universo para turistas e visitantes.

O Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado 2023 acontece de 06 a 17 de setembro com o apoio da Lei Rouanet, e conforme os organizadores do evento espera receber mais de 200 mil pessoas durante a sua programação.

Foto do autor(a) Redação Portal Gramado

Redação Portal Gramado

A equipe da redação do Portal Gramado é composta por jornalistas e editores altamente especializados, dedicados a produzir conteúdo de excelência focado no turismo em âmbito regional e nacional. Nossa equipe traz consigo um profundo conhecimento e paixão pelo setor, permitindo-nos oferecer informações abrangentes e envolventes para os nossos leitores. Estamos comprometidos em proporcionar uma perspectiva única e abalizada sobre destinos, atrações e experiências, com o objetivo de inspirar e guiar viajantes em suas jornadas.

Deixe seu comentário

Faça login para comentar a publicação.

Entre em Contato