Modelo inédito de espaço urbano atende turistas e moradores em Gramado

Mais uma vez Gramado se destaca e sai na frente de outras cidades com a criação de espaços democráticos, auto-sustentáveis, com um modelo inédito do Brasil. Trata-se do Concierge Gramado, um ambiente que dentro de 12 metros quadrados, consegue reunir: cultura, turismo, sustentabilidade e tecnologia. O projeto foi uma concessão pública realizada pela Prefeitura, através da Secretaria da Cultura, com objetivo de revitalizar os antigos Largos Culturais, que estavam abondados na cidade. Hoje, os Concierges Turísticos estão espalhados nos seguintes locais: Parque do Lago Negro; esquina Angelo Bisol com Avenida Borges de Medeiros (junto à Praça do Lions); esquina João Petry com Avenida Borges de Medeiros e Belvedere do Vale do Quilombo.

O empresário Pedro Accorsi, que coordena o Concierge Gramado, fala sobre a conclusão de todos os quatro espaços que, em tempo recorde, de apenas cinco meses, já está operando com a oferta de serviços urbanos, atendendo necessidades de turistas e moradores.

1 – Como foi que surgiu a ideia dos Concierges em Gramado?

O Concierge foi uma concessão pública, os espaços foram licitados e tratam-se de locais que já existiam na cidade e estavam abandonados há mais de 14 anos. Eles foram completamente revitalizados e se tornaram espaços urbanos de convivência com atendimento personalizado, mostrando o que a cidade e a região têm de melhor a oferecer ao visitante.

2 – Qual é o principal conceito do Concierge?

Os espaços seguem o conceito Smart Cities, isto é, cidades inteligentes, onde um espaço urbano torna-se inovador utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e outros meios para melhorar a qualidade de vida, a eficiência das operações e serviços urbanos, atendendo as necessidades das pessoas.

3 – Quais são os serviços oferecidos pelos Concierges?

Além de fornecer informações turísticas, também oferecem outros serviços como: aluguel de bicicletas, empréstimo de guarda-chuva, locação de carrinho de bebê, ingressos para parques e passeios, vouchers de restaurantes, painel fotográfico, carregador de celulares e eletrônicos, acesso ao sistema wi-fi para internet, lembranças de Gramado, TV Concierge com informação sobre eventos, história e clima, opinário e compartilhamento de livros.

4 - Qual a meta de atendimento dos espaços?

Nossa meta até o final do ano é atender cerca de três milhões de pessoas. Lembrando que nosso público não é só de turistas. O espaço também foi pensado e voltado para atender as necessidades do morador de Gramado. É um espaço democrático e de acolhimento.