Realizado pela Incoporadora Novalternativa, em parceria com o parque temático canelense Mundo a Vapor, o projeto Estação Campos de Canella tem como objetivo revitalizar a icônica Estação Férrea do município e criar um novo paradouro turístico para a região. Orçada em R$ 10,2 milhões, a inciativa resgata a relação da cidade com trens e trilhos, ao mesmo tempo em que abre espaço para novos espaços de cultura, entretenimento, comércio e um centro de gastronomia. O projeto começou a tomar forma em novembro de 2017, com a retirada do trem da Estação Férrea para revitalização, e a previsão é a de que o projeto esteja inteiramente finalizado até julho de 2020.
Palco para atrações culturais
A área total a ser ocupada é de 5,9 mil m², incluindo tanto a estação revitalizada, quanto o complexo que prevê pubs, cervejarias, restaurantes e quiosques comerciais. No centro do complexo estará o palco central, uma área coberta de 600m² com toda infraestrutura para receber atrações culturais. “Trabalhamos dentro de avançados conceitos de urbanismo e paisagismo, totalmente alinhados com a estética da cidade de Canela para funcionar em todas as estações do ano. Tudo foi pensado de forma muito integrada, um projeto com fôlego de futuro, como há muito tempo a cidade espera”, comenta o diretor da Novalternativa, responsável pelo projeto e construção do empreendimento, Fernando Bassani.
Aproximação com a comunidade
Para aproximar a comunidade serrana da Estação, a Novalternativa ainda realiza de forma sistemática as rodadas de conversas, encontros que convidam as entidades de classe de Canela e Gramado para apresentar o projeto, tirar dúvidas sobre a revitalização e falar sobre a memória da cidade e o envolvimento da comunidade. O principal objetivo da iniciativa é ouvir os moradores, resgatando as memórias afetivas da região e promovendo uma aproximação amistosa acerca do passo a passo do projeto.
Fotos: Bianca Carneiro/Divulgação + Projeção gráfica projeto arquitetônico