No último dia 5 de maio, o Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul (CEC-RS) votou pela não contemplação do 51º Festival de Cinema de Gramado aos recursos da LIC – Lei de Incentivo à Cultura do RS. A decisão se deu mesmo após a Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul conceder nota máxima (5) ao projeto apresentado pela Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização dos eventos de Gramado.
Para Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, o momento é de lamento e readequação. "A aprovação do nosso projeto perante a LIC era fundamental para a realização responsável de mais uma edição do Festival de Cinema de Gramado. A decisão coloca em cheque todo o nosso planejamento, além de mostrar ser necessária uma profunda readequação dos planos para a edição", afirma.
Mantendo o compromisso com a cultura audiovisual do Estado e do Brasil, o Festival de Gramado se manterá, superando essa adversidade. Para isso, adapta-se ao momento e terá, em 2023, uma edição mais compacta, ainda que mantendo a qualidade das produções apresentadas e tendo ciência de sua importância para a cultura gaúcha por meio do audiovisual.
A 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado acontece entre os dias 11 e 19 de agosto de 2023.
Texto: Laíse Feijó