Quem estiver passeando por Gramado entre os dias 15 e 25 de Junho, poderá conferir a Feira do Livro que está acontecendo na Rua Coberta, bem no Centro da cidade. Além dos tradicionais estandes com a venda de livros, a feira está com uma programação cultural bem variada, incluindo contação de histórias, oficinas, teatros, apresentações culturais, lançamento de livros e bate-papo com escritores.
Projeto Kombina
Uma das atrações do evento é o Kombina, um ponto de cultura móvel equipado com biblioteca, brinquedos e jogos. O projeto foi criado e é coordenado pela escritora Christina Dias. Ele foi levado para as escolas de Gramado fazendo com que as crianças da educação infantil e das séries iniciais participassem de atividades com bonecos de pano, corda, pernas de pau e pintura em tela.
Expositores
A Rua Coberta conta com diversos expositores que apresentam obras dos mais variados gêneros, do romance ao suspense, da aventura a espiritualidade, da gastronomia ao meio acadêmico e empresarial, além de obras voltadas ao público infantil com ilustrações, gibis e jogos. Participam dessa edição:
- Educs
- Lojas Arco íris
- Mania de Ler
- Livraria Chico Xavier
- Leonid Streliaev
- RL Comércio de Livros
- Martins Livreiro
- Panini
- Mimo Livros
- Noblebook
- Livraria Pró Cultura
- Inove Livros
- Estação Cultura
-Livraria Orelhazz
O patrono
O patrono da Feira, o fotógrafo Leonid Streliaev, está realizando sessões de autógrafos, oficinas e saídas de campo. Ações descentralizadas também estão ocorrendo nas escolas. Com 68 anos e 17 livros publicados, o jornalista, fotógrafo e editor de livros de arte escolheu Gramado para residir há 12 anos, montar sua própria editora e desenvolver seus principais projetos profissionais
Doação de livros
Como patrono, seu primeiro ato foi doar 403 exemplares do livro "Gramado Brasil" (com imagens dele e textos de Luis Fernando Verissimo) para as salas de aula dos colégios do município. Fotógrafo sul-realista, como se autodenomina, Streliaev gosta de retratar realidades sociais, lugares, pessoas e documentar o Rio Grande do Sul. O patrono desta edição também falou sobre seus livros e enfatizou a importância da feira. Ele doou ao município um busto de Erico Verissimo. “A cultura também é um elemento importante de turismo. A Feira do Livro vem para disseminar a cultura e o lazer. Sem dúvida, vai ser um sucesso, pois conta com boa organização, apresentações muito legais e bancas com livros de qualidade”, destacou.
SERVIÇO
O QUÊ:
23ª Feira do Livro de Gramado
QUANDO:
15 a 25 de Junho
HORÁRIO:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e sábados e domingos, das 10h às 20h
LOCAL:
Rua Coberta (e atividades descentralizadas no Centro de Cultura da Várzea Grande, Biblioteca Pública Cyro Martins e escolas da rede de ensino)
Todas as atividades são oferecidas gratuitamente.