Vem aí a Festa da Colônia de Gramado

Vem aí a Festa da Colônia de Gramado

Atrações 06/04/2018 0

Vem aí a Festa da Colônia

Fique ligado! De 19 de abril a 6 de maio, Gramado celebra um de seus eventos mais bonitos, a Festa da Colônia. A 28ª edição deverá envolver a comunidade do interior de Gramado com os moradores do centro da cidade e os visitantes por meio de diversas atrações culturais e gastronômicas.

O evento acontece no ExpoGramado e tem entrada diária gratuita. Se você está programando vir a Gramado, não deixe de aproveitar ao menos um dia da festa. Ali é possível conhecer um pouco da história da colonização da cidade pelos descendentes de imigrantes alemães, italianos e portugueses. As tradições destes três povos são a base da cidade e podem ser vistas especialmente na gastronomia, que é o principal destaque da festa.


Unser Haus e Casa Nostra

Dois restaurantes – o Unser Haus (que serve comida alemã) e o Casa Nostra (que serve comida italiana) colocam na mesa o que há de mais autêntico e saboroso, atraindo clientes para o almoço e o jantar. Massas, carnes, sopas e saladas e muitas outras especialidades são servidas à vontade (os buffets têm valores fixos), sempre acompanhadas de chope ou vinho.

Café Della Nonna

O Café Della Nonna é um outro espaço gastronômico atraente, já que serve o autêntico café da colônia. Pães, geleias, embutidos, bolos e biscoitos preenchem a mesa, sempre acompanhados de café, leite e chá. Todas as iguarias são produzidas pelos próprios colonos, que contam em detalhes como cada delícia é feita.

Bier Platz

Nos bares, chamados de Bier Platz, é possível sentar a qualquer hora do dia e também à noite e degustar os famosos bolinhos de batata. Mas há muitas outras delícias como bolinhos de aipim, batata frita, chope, suco de uva, vinho e a autêntica cerveja colonial chamada spritzbier.

Fornos

Ao chegar na festa o visitante já é atraído pelo cheirinho de pão assado nos fornos de barro. Cucas, biscoitos, pãozinho de linguiça e a apfelstrudel podem ser comprados na hora, quentinhos!

Feira de Produtos

E para quem quer levar para casa um pouco do sabor que vem direto da colônia, pode circular pela feirinha de produtos coloniais, que reúne um mix bastante variado de produtos caseiros. Compotas, licores, embutidos, facas artesanais, mel, queijos, chás, geleias e artesanato é comercializado ali pelos próprios agricultores.

Atrações culturais

A valorização das raízes que originaram Gramado ganham diversas formas de expressão durante a Festa da Colônia. Diariamente a programação inclui apresentações de canto, música, danças típicas, contação de histórias, espetáculos teatrais e jogos rurais de entretenimento. E para enaltecer ainda mais a vida no interior, dois grandes desfiles pela principal avenida da cidade – a Borges de Medeiros – acontecem durante o período da festa. Carretas puxadas por bois e cenas retratando a vida no interior tomam o centro, trazendo colorido e alegria. A cidade “para” para ver o desfile e os turistas aproveitam para fazer muitas fotos.

Programação

Assim que for divulgada pela organização do evento será publicada aqui.


SERVIÇO

O QUE: 28ª Festa da Colônia

QUANDO: 19 de abril a 6 de maio

HORÁRIO: Quartas e quintas-feiras, das 10h às 22h

                    Sábados e domingos, das 9h às 23h

ONDE: Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4111, centro)


 Fotos: Divulgação Prefeitura Gramado

            Divulgação Portal Gramado

Foto do autor(a) Redação Portal Gramado

Redação Portal Gramado

A equipe da redação do Portal Gramado é composta por jornalistas e editores altamente especializados, dedicados a produzir conteúdo de excelência focado no turismo em âmbito regional e nacional. Nossa equipe traz consigo um profundo conhecimento e paixão pelo setor, permitindo-nos oferecer informações abrangentes e envolventes para os nossos leitores. Estamos comprometidos em proporcionar uma perspectiva única e abalizada sobre destinos, atrações e experiências, com o objetivo de inspirar e guiar viajantes em suas jornadas.

Deixe seu comentário

Faça login para comentar a publicação.

Entre em Contato