A cidade é conhecida por suas belezas naturais, que remete á um pedacinho da Europa no Brasil. Com sua gastronomia diversificada, pontos turísticos encantadores e lojas de chocolates. Um verdadeiro passeio para casais românticos, grupos de amigos e familiares.
- Lago Negro: É o ponto turístico mais conhecido da cidade, marcado pelas Hortênsias que complementam o charme romântico.
- Rua Coberta: Com sua gastronomia de qualidade, que mistura a cultura Italiana, Alemã e Gaúcha, que acompanha o prato especial do inverno o Fondue.
- Festival de Cinema: Surgiu a partir de uma pequena amostra de filmes, na década de 1960, em Porto Alegre, com o apoio de Horst Wolk, então prefeito de Gramado, que decidiu levar o evento para a Serra Gaúcha e transformando o acontecimento no Festival De Cinema De Gramado, que hoje conta com grandes nomes do teatro brasileiro e da América Latina.
- Igreja Matriz São Pedro: Foi construída em 1917 como capela, sua estrutura era de madeira. Em 1943 começou a construção da Igreja de pedra, sua torre tem 46 metros de altura, a obra levou 8 anos para ser finalizado.
- Aldeia do Papai Noel: Antigo Park Knorr construído em 1940 por Oscar Knorr, com uma vista deslumbrante para o Vale do Quilombo. Em 2006 Papai Noel chegou do Norte da Europa com suas renas tornando-se então, Aldeia do Papai Noel. o Parque ainda tem a belíssima Pirâmide de Nata, Chale dos Ursos, Sala das Lembranças.
- Lojas de Chocolates: Foram fundadas a mais de 40 anos, as principais fabricas de chocolates da cidade mostra a verdadeira história do cacau, trazendo a sofisticação em cada detalhe do chocolate artesanal, contando também com parques temáticos. Sendo assim, Gramado recebeu o título de Capital Nacional do Chocolate Artesanal.
- Mini Mundo: É um parque ao ar livre, que foi construído por Otto Höppener, que resolveu presentear suas crianças com uma casinha de bonecas e um conjunto de castelos e trenzinhos em miniaturas, considerado o marco zero do parque. Juntas, as réplicas formam uma cidade em miniatura, onde é tudo 24 vezes menor do que a realidade.
- Rua Torta: A Rua Emílio Sorgetz ganhou o nome de Rua Torta por sua forma sinuosa, revitalizando a cidade. Por ser em via pública, o passeio é totalmente gratuito.