IA presente na rotina da Gramado Parks

IA presente na rotina da Gramado Parks

Notícias 20/12/2024 0

“Estamos sempre em busca de novas formas de realizar e dar vida a conteúdos de modo diferenciado e dinâmico”, conta a CMO e diretora Comercial, Lísia Diehl.

Considerada um caminho sem volta, a Inteligência Artificial vem promovendo uma revolução em muitos setores da sociedade. E não seria diferente no Marketing. A diversidade de ferramentas e programas disponíveis democratizou o acesso de uma tecnologia que, até pouco tempo, era para poucos.

Alinhada com a inovação, um dos maiores grupos de entretenimento e hospitalidade do Brasil, a Gramado Parks vem apostando cada vez mais em IAs combinadas a criatividade humana. Prompts assertivos, tempo menor no processo de desenvolvimento das peças publicitárias, liberdade na criação, redução significativa de custos e conteúdos atraentes e de qualidade têm gerado resultados concretos para a empresa, e podem ser vistos em várias ações.

Exemplo é o mais novo empreendimento do Grupo, o parque aquático temático Acquaventura, que será inaugurado em janeiro de 2025, na Praia de Carneiros, Pernambuco. Utilizando ferramentas como Adobe Firefly, que permite transformar ideias em protótipos visuais, testar e realizar ajustes de forma muito rápida e CGIs na produção de imagens de computação gráfica a equipe de Marketing reduziu em 90% o tempo utilizado do esboço / concepção até a execução da campanha, materiais estáticos e vídeos personalizados para o lançamento. “Estamos sempre em busca de novas formas de realizar e dar vida a conteúdos de modo diferenciado e dinâmico”, conta a CMO e diretora Comercial, Lísia Diehl.

A executiva destaca, ainda, que o uso de Inteligência Artificial em trilhas,  locução, criação de layout e, principalmente, no desenvolvimento de 3D e formatos de vídeo e animação estão dando mais realismo às peças publicitárias, além de acelerar o desenvolvimento. “Isso permite que as equipes criativas foquem mais no conceito e menos na parte braçal da produção”, explica, e afirma: “Incentivo meu time a encontrar novas ferramentas, "fuçar" por novidades e testar rápido, usar os modos gratuitos para vermos o que de fato funciona e se vale o investimento”.

Para a campanha de lançamento do Acquaventura a empresa apostou em elementos inusitados que capturaram a essência de aventura e diversão alinhados ao storytelling do parque. Foram utilizados CGI por IA para a elaboração do Fake Out of Home – FOOH, que combina imagens reais a fakes, e o resultado foi um navio pirata navegando pela Praia de Carneiros. “Anteriormente, fazer algo assim seria impossível com métodos convencionais sem um orçamento exorbitante”, afirma Lísia Diehl.

De forma divertida, a equipe realizou a animação de um carneiro curtindo as atrações do novo empreendimento, descendo toboáguas, relaxando em boias e interagindo com o espaço em vídeos e imagens estáticas. “O objetivo foi quebrar o padrão em topo de funil para prender a atenção do espectador através da atenção, interesse, desejo e ação, o que chamamos de AIDA. Essas criações não apenas geraram curiosidade, mas também construíram uma narrativa que conecta o público com a identidade do Acquaventura”, ressalta o gerente de criação, Marcelo De Vico, que complementa: “Vivemos saltos de evolução nunca antes vistos nas ferramentas para direção de arte e audiovisual. As IAs têm se consolidado não como substitutas que ’roubam’ vagas, mas como aliadas que potencializam o trabalho criativo, permitindo que possamos focar no que realmente importa: a essência, o conceito e as ideias que conectam e tornam cada projeto único”.

A Inteligência Artificial também está beneficiando a Gramado Parks em outros setores. A partir de ferramentas como ElevenLabs e HeyGen estão sendo gerados clones vocais e vídeos “humanizados” sem a necessidade das gravações tradicionais. Ao invés de deslocar equipes para captar, por exemplo, cada gerente individualmente, as informações validadas por escrito são transformadas em vídeos que reproduzem voz e imagem, entregando um conteúdo alinhado à expectativa do cliente. “Tudo que é criado com essas tecnologias respeita a supervisão e autorização dos envolvidos, reforçando a confiança e a transparência na comunicação com o nosso público”, explica o gerente de Entretenimento e Multipropriedade, Guilherme Benetti, que completa: “Isso tem sido especialmente útil em projetos de prestação de contas para proprietários dos nossos hotéis”.


Aproveite o Super Cupom de descontos no melhor Parque de Neve da América Latina;

Para ele, as IAs são a forma mais rápida e fácil de tangibilizar ideias que antes eram complexas para se descrever ou representar graficamente.  “É como se todos nós adquiríssemos super habilidades de desenhistas e ilustradores”, conta com bom humor, e afirma: “Mas nada disso substitui a genialidade humana, seja com um pincel ou digitando um comando no prompt, quem ainda reina por trás da ferramenta é alguém com uma boa ideia”.

De acordo com Lísia Diehl, o momento vivido marca não apenas a chegada do Acquaventura ao ecossistema de hospitalidade, gastronomia, entretenimento e imobiliário do Grupo, mas também reforça o entendimento de que as ferramentas de IA, quando utilizadas como suporte à criatividade humana, têm o poder de elevar o nível das campanhas a patamares inéditos. “São tecnologias incríveis que amplificam ideias únicas e proporcionam eficiência sem precedentes”, avalia, e finaliza: “No entanto, sem a sensibilidade humana tudo vira commodities, perdendo a essência que realmente conecta e emociona as pessoas. Estamos vivendo tempos extraordinários, onde o equilíbrio entre tecnologia e criatividade estabelece novos limites”.

Crédito: Caique Marquez /Foto: Divulgação 

Foto do autor(a) Luis Sebastiani

Luis Sebastiani

Luis Alexandre, atua na Coordenação e Expansão Comercial do Projeto Portal de Viagem, abertura de mercado dos sites de venda de ingressos, além do desenvolvimento de pautas para Blog.

Também teve atuação por mais de 12 anos na Hotelaria da Serra Gaúcha onde desenvolveu habilidade de gerenciamento de equipes com foco da Hospitalidade.

Deixe seu comentário

Faça login para comentar a publicação.

Entre em Contato