Gramado se destaca como destino Sustentável

Gramado se destaca como destino Sustentável

Notícias 04/09/2023 0

A Booking.com, uma das principais plataformas digitais de viagens do mundo, lançou em 2021 o selo "Viagem Sustentável”, cujo objetivo desse selo era fornecer informações valiosas para todas as pessoas que desejam viajar de forma mais sustentável. Agora, todas as propriedades que implementaram práticas sustentáveis e atenderam aos requisitos mínimos de impacto para o destino em que estão localizadas foram selecionadas em uma pesquisa que elegeu os destinos que mais investiram em iniciativas que visam manter a integração entre o turismo e a sustentabilidade.

Gramado figura entre os mais sustentáveis do Brasil

A cidade da Serra Gaúcha se destaca por ser a única do Estado do Rio Grande do Sul, a figurar no top 10 dos destinos ideais para uma estadia sustentável no Brasil.

O vice-prefeito e secretário de turismo, Luia Barbacovi, manifestou sua entusiasmada reação diante dessa valorização, destacando a relevância do turismo para a identidade de Gramado. Ele afirmou: "O turismo é a essência de Gramado, mas é crucial que tenhamos uma visão voltada para o futuro e para o impacto ambiental. Nosso município continua a demonstrar cada vez mais preparo e consciência. Essa apreciação me enche de felicidade, pois estamos construindo uma Gramado mais sólida e pronta para enfrentar os desafios que estão por vir."


O Selo Viagem Sustentável

A empresa Booking em conjunto com seus colaboradores no mundo inteiro buscou identificar quais as práticas mais importantes para criar um manual que norteia a escolha dos hotéis, pousadas, etc.

Existem cinco áreas principais que são essenciais para promover a sustentabilidade: gestão de resíduos, redução de emissões de gases de efeito estufa, conservação da água, apoio às comunidades locais e preservação da natureza. Atualmente, essas áreas principais são divididas em 32 medidas ou práticas específicas que as propriedades podem adotar. Essas medidas variam desde a eliminação de produtos de higiene com embalagens descartáveis até a adoção de lâmpadas LED, passando pelo uso exclusivo de fontes de energia renováveis e até mesmo o investimento de uma porcentagem dos lucros em projetos de conservação e na comunidade local.

Dados importantes

A pesquisa ainda revela dados relevantes para o setor de turismo, sendo que 66% das pessoas querem deixar os lugares melhores do que quando chegaram ,43% preferem caminhar ou andar de bicicleta, e ainda 69% gostaria que o valor investido na viagem retornasse à comunidade local.

Serra Gaúcha já foi destaque anteriormente

Mas não é de hoje que Gramado e Canela estão em destaque nas pesquisas do ramo, segundo pesquisa do próprio site Booking apontava que muitos turistas brasileiros já escolhiam os destinos levando em conta suas iniciativas em prol do meio ambiente.

De acordo com a plataforma de reservas, as cidades estão entre os destinos brasileiros com o maior número de acomodações preocupadas com os três pilares da sustentabilidade: responsabilidade ambiental, justiça social e viabilidade econômica. Além disso, é nessa região que se encontra o Bangalôs da Serra, considerado o hotel mais sustentável do Brasil pelo Sebrae, no ano de 2019. Essa propriedade possui painéis solares e uma turbina eólica, que contribuem para a economia de recursos naturais no local.

Venha para a Serra Gaúcha!

Todo esse reconhecimento só é possível por conta do esforço do setor turístico em investir cada vez mais em politicas que levam o meio ambiente e sua preservação em consideração, tornando assim essa região um destino mais atraente ainda.

Foto do autor(a) Redação Portal Gramado

Redação Portal Gramado

A equipe da redação do Portal Gramado é composta por jornalistas e editores altamente especializados, dedicados a produzir conteúdo de excelência focado no turismo em âmbito regional e nacional. Nossa equipe traz consigo um profundo conhecimento e paixão pelo setor, permitindo-nos oferecer informações abrangentes e envolventes para os nossos leitores. Estamos comprometidos em proporcionar uma perspectiva única e abalizada sobre destinos, atrações e experiências, com o objetivo de inspirar e guiar viajantes em suas jornadas.

Deixe seu comentário

Faça login para comentar a publicação.

Entre em Contato