No dia 21, de junho começou o inverno deste ano. Chegou de mansinho, com médias de frio menores que anos anteriores. Alguns momentos de calor e frio não tão forte, não foram impeditivos para que visitantes de todas as regiões do Brasil escolhessem a Serra Gaúcha.
O município, que atrai mais turistas que buscam as baixas temperaturas e diversificada gastronomia, foi Gramado que registrou nos primeiros cinco meses deste ano a presença de 3,2 milhões de pessoas. O número é 10,6% maior que o mesmo período do ano passado, quando 2,9 milhões de visitantes passaram pela cidade.
O Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (Sindtur), informou que desde o início deste ano as hospedagens na região para os finais de semana têm chegado a próximo a 75% de ocupação. A expectativa é de que o movimento aumente ainda mais durante o inverno.
A direção do Sinditur fez o levantamento em Gramado e Canela e considerou que este é um número bem significativo para a movimentação da região.
A previsão de movimento para o inverno sempre é algo que encanta os olhos de comerciantes e dirigentes lojistas. E esta procura, geralmente, acontece nos meses de junho e julho por conta do frio e cada vez que as temperaturas ficam mais baixas, mas a procura pela região aumenta, atraindo turistas do Brasil inteiro e do exterior.
Segundo os dirigentes locais, além do frio e da gastronomia, os visitantes se destacam e se surpreendem com a segurança para caminhar na cidade sem preocupações. Às autoridades destacam que na hora de procurar um destino, a questão da segurança é fundamental. “Falando de Gramado, especificamente, e também da Região das Hortênsias, percebemos índices de criminalidade abaixo da média em comparação com outras regiões. Então, além do empreendedorismo diferenciado, a estrutura do município como um todo, a cidade sempre limpa, florida e a população acolhedora, são coisas que atraem os turistas para cá — conta o Secretário de Turismo de Gramado, Luia Barbacovi.
De acordo com a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, o Estado é o destino nacional mais procurado por viajantes brasileiros para as férias de inverno deste ano. Os dados são de um levantamento da plataforma de busca e reserva de hospedagens Booking.com.
Conforme explica o diretor geral Rafael Carniel, o Estado teve um aumento de 55% nas buscas do Google neste ano, em comparação com 2019, um ano antes da pandemia. Durante o período pandêmico, ações feitas pela iniciativa privada e o setor público foram focadas nas pessoas.
Para o secretário de Turismo do Estado, Vilson Covatti, o desenvolvimento turístico da Serra é visto com entusiasmo. Além disso, o desenvolvimento crescente traz expectativas para que o fluxo de visitantes seja ampliado para os próximos anos.