História, conhecimento, um mundo em movimento! A visita ao Mundo a Vapor é recomendada porque une diversão e cultura em uma viagem pelo mundo das máquinas movidas a vapor. Este parque que fica em Canela já impressiona por sua imponente fachada, em que exibe um trem, reproduzindo a famosa cena do acidente ferroviário ocorrido na França em 1895, na estação de Montparnasse. Uma locomotiva desgovernada entrou na estação sem freio, passando por barreiras de contenção, atravessando a parede da estação e caindo de uma altura de 12 metros, permanecendo pendurada por um de seus 12 vagões. Tal cenário – reproduzido com esmero – surpreende quem visita o parque e sempre é motivo de muitas fotos.
Aprender e conhecer – O Mundo a Vapor é fruto do amor de uma família por este universo tão peculiar, o das máquinas movidas a vapor, também conhecidas como locomóveis. Os conhecimentos adquiridos na oficina da família Urbani passaram de geração para geração e tornaram real este espaço temático que reproduz artesanalmente réplicas que imitam um processo industrial completo. A primeira miniatura foi feita em 1950, mas o parque de fato nasceu em 1991. Várias máquinas a vapor dão vida a cenários como a olaria, moinho de pedra, fábrica de erva-mate, serraria, rolo compressor, pedreira, trator a vapor, usina eólica, ferraria, barco a vapor, usina hidrelétrica, siderúrgica, extração de petróleo, fábrica de papel, usina termelétrica, etc. O que mais chama a atenção neste passeio é a exatidão das criações. São máquinas feitas em proporções exatas, com detalhes perfeitos e que apresentam um funcionamento mecânico completo, tal como as máquinas originais, só que neste caso em tamanho 20 vezes menor.
Preciosidades – O local exibe verdadeiras preciosidades como o segundo relógio a vapor do mundo (o outro está no Canadá), uma linda vitrola a vapor (que está na bilheteria do parque, em pleno funcionamento) e a menor fábrica de papel do mundo (você acompanha o processo e ganha uma amostra do papel como lembrança). Outra atração que impressiona por sua beleza, é uma maquete da linha férrea de 1920 que ligava Porto Alegre e Canela. A réplica revela detalhes dos costumes locais e o modo de vida das comunidades por onde passava o trem.
Outras atrações – Enquanto as crianças se divertem no espaço kids, os adultos podem ir até o Empório Urbani, onde é possível escolher artigos como lembrança ou como presente. Se preferir, o visitante pode entrar no clima nostálgico e fazer uma foto antiga com indumentária e cenário especiais, personalizando sua lembrança do Mundo a Vapor. E como não poderia faltar, a passagem pelo parque inclui ainda um passeio no mini trem que está em funcionamento na área externa.