Por ser um dos destinos mais procurados do Brasil, Gramado recebe a cada ano cada vez mais visitantes que vem em busca de suas belezas naturais e clima aconchegante, e também para aproveitar a estrutura da cidade, que conta com uma ampla rede hoteleira, uma vasta lista de restaurantes e principalmente parques temáticos e museus. E o grande diferencial é conhecer espaços que contem com ampla acessibilidade para que todos os tipos de turistas, principalmente os que necessitam de condições especiais para a sua visita.
Vila da Mônica
Inaugurado em outubro de 2022 toda a ambientação do parque remete ao bairro do Limoeiro, entre os cenários temáticos estão as casas da Mônica, do Cebolinha, da Magali e do Cascão. Situado em um complexo de 25 mil metros quadrados, às margens da RS 235, com área total de 11 mil metros quadrados, sendo 5 mil metros quadrados dedicados exclusivamente às atrações do parque.
Turma da Mônica inova ao ter personagens com deficiência
Tati, personagem com Síndrome de Down inspirada em Tathi Heiderich, tem como objetivo ensinar as crianças desde cedo a respeitar pessoas e suas diferenças. A Tati é amorosa e talentosa, criada especialmente para fazer parte de materiais institucionais sobre inclusão social e respeito. O gibi ainda conta com a representatividade de outras deficiências como visual e auditiva, para salientar temas importantes como diagnostico e inclusão.
Inclusão
O parque oferece acessibilidade, proporcionando experiências agradáveis e confortáveis para todos os visitantes, inclusive pessoas com deficiência e seus acompanhantes.
A Vila pensou em cada detalhe desde a sua construção. Foi projetado seguindo os requisitos da norma NBR 9050/2020, que trata da acessibilidade em edificações e espaços urbanos. Com isso, há percursos adaptados desde o ponto de ônibus mais próximo, passando por caminhos no paisagismo externo, até os acessos de entrada e saída de visitantes e funcionários.
O piso é revestido com material de borracha, proporcionando maior segurança aos visitantes. Além disso, existem percursos acessíveis, bebedouros, banheiros e vestiários adaptados.Há também atrações incríveis como a Casa do Luca, onde os visitantes podem jogar basquete ou se divertir com outras brincadeiras. O basquete é, na verdade, o esporte favorito do personagem cadeirante. A pensar no bem-estar de todos, o Village dispõe ainda de um espaço familiar equipado com fraldário e WC infantil. Em breve, mapas táteis e uma sala silenciosa estarão disponíveis para pessoas com autismo e para aqueles que desejam fazer uma pausa entre as aventuras. É importante ressaltar que todos os funcionários do parque são treinados para prestar o melhor atendimento possível ao público. Além de estar à disposição para orientações e auxílio na captação de belas fotos, a equipe se encarrega de distribuir cordinhas de identificação e protetores auriculares para que os autistas não sintam nenhum desconforto durante a visita ao parque.