Parque Knorr é patrimônio histórico de Gramado

Parque Knorr é patrimônio histórico de Gramado

Atrações 20/06/2018 0

Um dos pontos turísticos mais tracionais de Gramado acaba de receber o tombamento histórico, natural e cultural da Prefeitura de Gramado. A intenção deste ato é manter o parque com as suas belas e particulares características, já conhecidas por milhares de pessoas. O estudo para o tombamento da área – num total de nove hectares em área nobre, bem no centro de Gramado - vem sendo feito desde o ano de 2017 e tem como o intuito promover a preservação de um local que traduz a história genuína da cidade.

Proteger para preservar

Com o ato, o parque não poderá ser explorado por eventuais empreendimentos que não tenham nenhuma identificação com o município. Os atuais proprietários - Rede Tropical de Hotéis (empresa da antiga Varig) - não poderão construir nenhuma edificação dentro de toda a área tombada. No terreno do entorno, para qualquer construção, será necessário exame das entidades responsáveis pela preservação do patrimônio e pelo Conselho, para não afetar a visualização do parque. A exploração comercial da área existente continua liberada, com o funcionamento normal das atuais atividades, onde hoje está em funcionamento o Parque Aldeia do Papai Noel.


História

O Parque Knorr foi construído em 1940 por Oscar Knorr. Como sua esposa tinha dificuldades de locomoção e saia pouco de casa, ele construiu a residência da família no ponto mais alto e com a melhor vista, para que ela pudesse apreciar as belezas da cidade. Por sua origem alemã, Knorr construiu a primeira casa em estilo bávaro da região, com adornos e entalhes de madeira de referência europeia e com pinturas feitas à mão. Os jardins do local, que anos depois foi transformado em um parque, impressionam por sua beleza e singularidade. Pinheiros centenários alemães, incluindo os da espécie triangular conhecidos como pinheiros natalinos, além de centenas de hortênsias conferem ao local uma paisagem incrivelmente bela.

A Aldeia do Papai Noel

Com o intuito de preservar o Parque Knorr, foi criado um atrativo turístico no local chamado Aldeia do Papai Noel. Este é o único parque natalino do Brasil que fica aberto o ano todo para visitação. Além de desfrutar da natureza, o parque tem diversos atrativos temáticos como um mini cinema que conta a história do parque e apresenta o roteiro do passeio.


Atrações

Você pode fazer o passeio de forma livre, visitando os locais que mais lhe agradar. Pelos caminhos floridos em meio aos pinheiros centenários você irá encontrar o Trenó Voador, o Empório de Natal, o Bosque com Caminhos, o Alojamento dos Papais Noéis, a Pirâmide de Natal, a Praça da Neve (com neve artificial), a Árvore dos Desejos, o Marco das Estâncias, a Casa do Papai Noel, o Museu do Brinquedo, o Carrossel, o Chalé dos Ursos, o Chafariz, o Coreto, o Oratório, a Garagem do Papai Noel e a Casa das Miniaturas. Além disso, você poderá andar de Monorail (único deste tipo no sul do Brasil), que é uma espécie de trem que se move sobre um trilho suspenso à beira do Vale do Quilombo ou então optar pelo trenzinho tradicional que percorre todo o parque levando os visitantes.

Mirante e Fábrica de Brinquedos

Em um pavilhão de 700m² está instalada a Fábrica de Brinquedos, com bonecos eletrônicos, um urso gigante, a primeira máquina de fazer bolinhas de Natal do Brasil, uma lanchonete e um mirante com vista para o Vale do Quilombo, um dos mais belos pontos turísticos de Gramado, a 850 metros de altura.

A Casa do Papai Noel

Ao entrar na Casa do Papai Noel você irá se sentir em um conto de fadas. Todos os detalhes foram planejados para fazer despertar em cada pessoa os seus sonhos de criança. O quarto, o escritório com a correspondência, a cozinha, a sala de jantar e outros cômodos decorados encantam por sua criatividade e merecem muitas fotos.

As renas

Na Aldeia do Papai Noel você vai encontrar renas de verdade! Desde 2006 elas habitam um local especial com dois mil metros quadrados de natureza. São da espécie cervo-nobre, pesam cerca de 300 quilos e tem idade entre cinco e oito anos. As galhadas caem todo o ano e o crescimento tem sido ótimo, o que é determinado pelo seu perfeito estado de saúde. Os animais têm acompanhamento veterinário semanal e estão sob constante fiscalização do Ibama.

Foto do autor(a) Redação Portal Gramado

Redação Portal Gramado

A equipe da redação do Portal Gramado é composta por jornalistas e editores altamente especializados, dedicados a produzir conteúdo de excelência focado no turismo em âmbito regional e nacional. Nossa equipe traz consigo um profundo conhecimento e paixão pelo setor, permitindo-nos oferecer informações abrangentes e envolventes para os nossos leitores. Estamos comprometidos em proporcionar uma perspectiva única e abalizada sobre destinos, atrações e experiências, com o objetivo de inspirar e guiar viajantes em suas jornadas.

Deixe seu comentário

Faça login para comentar a publicação.

Entre em Contato