“Oeste Outra Vez” é o melhor longa brasileiro

“Oeste Outra Vez” é o melhor longa brasileiro

Notícias 19/08/2024 0

O longa levou três Kikitos, de Melhor filme, Melhor ator coadjuvante e Melhor fotografia. "Estômago 2: O Poderoso Chef" saiu com seis estatuetas de Gramado.

O western brasileiro “Oeste Outra Vez”, do diretor Erico Rassi, foi escolhido como melhor longa-metragem brasileiro do 52º Festival de Gramado. A cerimônia de premiação aconteceu na noite deste sábado (17), no tradicional Palácio dos Festivais. "Estômago 2: O Poderoso Chef" também se destacou e levou os Kikitos de melhor filme do júri popular, melhor ator, melhor roteiro, melhor direção de arte e melhor trilha musical. A noite ainda premiou as melhores produções nas mostras de documentários nacionais e de curtas-metragens brasileiros. 

A ficção de Rassi, que retrata a fragilidade de homens brutos abandonados pelas mulheres que amam no sertão de Goiás, levou para a casa, além do principal prêmio da noite, os Kikitos de melhor ator coadjuvante para o estreante em longas Rodger Rogério e de melhor fotografia para André Carvalheira.

“O Clube das Mulheres de Negócios”, de Anna Muylaert, levou o prêmio especial do júri pelo conjunto do elenco, que trouxe para Gramado a discussão sobre estereótipos de gênero. O norte-rio-grandense “Filhos do Mangue” garantiu os prêmios de melhor direção e melhor atriz coadjuvante, enquanto "Barba Ensopada de Sangue" foi premiado com a melhor montagem. “Pasárgada”, estreia de Dira Paes na direção, levou o Kikito de melhor desenho de som.

Nicola Siri, que recebeu o Kikito de melhor ator em prêmio dividido com seu colega João Miguel por ‘Estômago 2: O Poderoso Chef’, agradeceu: “João, esse é de nós dois! Prêmios individuais no cinema não são prêmios individuais, são prêmios do cinema, de cada filme que está aqui, é uma delícia ver todos vocês aqui. É fundamental continuar investindo, fazendo sempre o cinema, viva a arte, viva a cultura”, comemorou. 

Recebendo o Kikito de melhor atriz por ‘Cidade; campo’, Fernanda Viana comemorou o prêmio agradecendo ao festival e aos colegas de trabalho do cinema: “Queria agradecer muito ao Festival de Gramado pela resiliência e dizer que eu estou muito feliz e muito orgulhosa de estar aqui ao lado dos meus colegas de trabalho, de cena e de cinema, porque eu realmente acho que a gente faz parte da turma que vai mudar esse mundo. Viva o cinema!”. 


“Oeste (Outra Vez) é um filme de Goiás, e acho que é um exemplo de resistência do cinema individual, do cinema independente. Acho importante dizer que para o cinema fora do eixo, o cinema do Centro-Oeste, o cinema tão pulverizado do Brasil continuar acontecendo, nós precisamos de políticas públicas, nós precisamos que o dinheiro, os recursos cheguem para que profissionais possam mostrar seu talento e contar suas histórias. Obrigada mesmo, é uma emoção profunda estar ganhando esse prêmio”, afirmou a produtora Cristiane Miotto.

A noite especial do audiovisual brasileiro ainda prestou uma homenagem ao apresentador Silvio Santos, com público de pé aplaudindo o apresentador que faleceu na data de encerramento do festival, em decorrência de broncopneumonia após infecção por Influenza. 

Créditos: Agência Pressphoto

Texto: Pauta – Conexão e Conteúdo 


Foto do autor(a) Luis Sebastiani

Luis Sebastiani

Luis Alexandre, atua na Coordenação e Expansão Comercial do Projeto Portal de Viagem, abertura de mercado dos sites de venda de ingressos, além do desenvolvimento de pautas para Blog.

Também teve atuação por mais de 12 anos na Hotelaria da Serra Gaúcha onde desenvolveu habilidade de gerenciamento de equipes com foco da Hospitalidade.

Deixe seu comentário

Faça login para comentar a publicação.

Entre em Contato