Se você está pensando em explorar destinos encantadores no Brasil, não pode deixar de conhecer Nova Petrópolis, um destino incrível que vai te encantar com sua variedade de belezas naturais, rica cultura germânica e um clima convidativo.
Nova Petrópolis faz parte da Rota Romântica, um roteiro turístico que inclui várias cidades encantadoras da Serra Gaúcha. Percorrer essa rota é uma experiência inesquecível, cheia de paisagens deslumbrantes, vinhedos exuberantes e pequenas cidadezinhas cheias de charme. A apenas 35km de distância de Gramado, a cidade está estrategicamente localizada para que você possa explorar tudo o que essa região tem a oferecer. E por falar nisso em breve, terá um novo atrativo turístico, pois foi lançado um projeto para a construção de um empreendimento único, uma homenagem à antiga cia aérea Varig, e claro que o Portal Gramado para te contar todos os detalhes.
Breve história da Varig
A Varig, também chamada de Viação Aérea Rio-Grandense, foi uma companhia aérea brasileira muito famosa e importante. Ela foi fundada em 1927 pelo alemão Otto Ernst Meyer, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Naquela época, a Varig era uma das primeiras companhias aéreas do Brasil. Durante as décadas de 1960 a 1980, a Varig se tornou uma das maiores e mais conhecidas companhias aéreas privadas do mundo. Ela era frequentemente comparada à Pan American World Airways, que era a maior companhia aérea do mundo naquela época. A Varig era reconhecida pelo seu excelente serviço de bordo em todas as três classes disponíveis. Nessa época, a companhia operava voos internacionais para a América, Europa, África e Ásia. Em 2006 boa parte da sua frota foi cedida a Gol Linhas Aéreas, deixando assim de operar no país ao longo dos anos seguintes.
Flying Park Memorial Varig
O complexo está prestes a receber a Licença de Início (LI) para sua construção perto da rodovia estadual RS-235. Em cerca de 3 anos, a obra estará concluída, trazendo um investimento estimado de R$ 60 milhões, a criação de 200 empregos diretos e 80 indiretos. Além de um hotel moderno com 100 quartos, o complexo contará com casas para aluguel, instalações de lazer e gastronomia, um museu relatando a história da Varig e uma atração especial: um avião 727 com três motores. Tudo isso tem o objetivo de fortalecer várias áreas do Estado, contribuindo para o crescimento socioeconômico.
Expectativa
"Atualmente, Nova Petrópolis recebe cerca de 2 milhões de visitantes, de acordo com nossas pesquisas. Com a chegada desse grande empreendimento, esperamos atrair ainda mais turistas para a Serra Gaúcha, o que irá colocar nosso município no mapa turístico do Rio Grande do Sul e até mesmo a nível nacional. Isso significará um desenvolvimento ainda maior para a região das Hortênsias. Hoje em dia, estima-se que a Serra Gaúcha já atraia aproximadamente 6 milhões de turistas por ano, mas com nosso projeto, certamente esse número irá aumentar consideravelmente", afirma Rodrigo dos Santos, secretário de turismo de Nova Petrópolis.
Um empreendimento único
Como o projeto será construído próximo a uma área de morro, foram adotados detalhes arquitetônicos específicos para garantir sua adequação aos cuidados ambientais necessários. "O objetivo é acompanhar a variação de 63 metros do terreno, mantendo o empreendimento sustentável e preservando a área ao seu redor. A obra está prestes a começar e o governo do Estado pode ser um importante parceiro, oferecendo apoio de diversas maneiras, inclusive facilitando o acesso ao complexo pela rodovia. Teremos um amplo estacionamento, além de uma praça voltada para a comunidade. O museu, que poderá receber até mil pessoas por dia, contará a história da Varig, uma empresa gaúcha conhecida em todo o mundo. Nosso objetivo é transmitir essa história às novas gerações", ressalta Ênio Vivian, arquiteto responsável pelo projeto.
Conheça Nova Petrópolis
Um lugar absolutamente inesquecível, repleto de jardins deslumbrantes, música envolvente, rica em cultura e com a melhor gastronomia que você possa imaginar, assim é Nova Petrópolis.