Festival de Cinema de Gramado Inicia nesta quarta-feira 13/08;
Um dos grandes eventos que coloca o Rio Grande do Sul no calendário nacional — e até internacional — do mundo das artes: o Festival de Cinema de Gramado.
Realizado há 53 anos de forma ininterrupta — durante a pandemia, o evento ocorreu online e, após a enchente, em formato reduzido —, o Festival espera reunir milhares visitantes neste ano. As expectativas estão altas, pelo menos para Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia responsável pela realização do evento.
Vai ser espetacular, porque é um Festival da retomada. Ele nunca deixou de acontecer, mesmo na pandemia, com a versão online, e no ano passado, em função da limitação do número de voos e assentos em aeronaves, nós não conseguimos trazer os curta-metragistas nacionais, os documentaristas. Então, este ano, a gente volta com tudo, com toda força.
A estrutura já está pronta para receber os visitantes. Segundo Rosa, a Rua Coberta terá 16 telões transmitindo ao vivo tudo o que acontece no tapete vermelho e no Palácio dos Festivais, onde ocorrem as principais atividades. Já a Praça Major Nicoletti receberá programações paralelas, além da tradicional Calçada da Fama.
Entre as novidades, destaca-se o 1º Festival de Cinema Estudantil Nacional, fruto de uma parceria entre Gramadotur, Secretaria de Educação e o projeto EducaVídeo, que há anos forma jovens cineastas em escolas municipais.
Crédito: Vitor Netto - Renan Mattos / Agencia RBS - Capa - Portal de Viagem