Descubra o Castelinho do Caracol, em Canela
Nenhum lugar guarda tantas memórias, e felicidade como a casa onde vivemos. São quadros, móveis e tudo mais que nos acompanha durante toda a vida. Agora, imagine se essa moradia aconchegante for uma casa centenária que se mistura com a origem da cidade de Canela. Hoje, o Portal Gramado convida você para uma viagem no tempo para conhecer o Castelinho Caracol.
Uma história encantadora
No início do século 20 uma família de imigrantes alemães construiu uma das primeiras residências de Canela, na Serra Gaúcha, hoje o local se tornou em um museu e continua sob o comando dos descendentes de seus idealizadores. Sendo um dos principais pontos turísticos da região, com a facilidade de estar localizado há poucos minutos de Gramado.
A casa foi habitada até 1980 pela primogênita Irene e, em 1985, o Castelinho Caracol foi aberto para visitação, retratando a vida e os costumes da família de origem alemã.
Detalhes surpreendentes
A arquitetura e montagem do local por si já é muito interessante, pois não foram utilizados pregos, apenas encaixes e parafusos, utilizando madeiras que ficaram cerca de seis meses na água do Arroio que cercava a residência.
Um autêntico Castelo de conto de fadas
Influenciados pela rica cultura alemã foi construído uma torre com privilegiada vista da área, o que rendeu o nome de Castelo.
E que passou a abrigar carinhosamente os utensílios do casal Franzen e seus seis filhos.
Sabores que ultrapassam gerações
E como bons anfitriões, aqui não faltam delícias tradicionais para encantar o visitante, tendo como principal estrela: o Apfelstrudel, uma iguaria tradicional da culinária germânica servida com um inesquecível chá de maçã.
Uma verdadeira casa de vó
A sua visita começa pela própria bilheteria, uma casa original em "enxaimel", arquitetura típica dos imigrantes alemães que foi construída e restaurada no Parque do Castelinho.
A visitação inclui uma visita ao local onde a família morou enquanto construía o espaço principal, incluindo também conhecer galpões que expõem as ferramentas utilizadas na época, além de uma serraria construída pelo próprio Sr. Franzen que era movido a vapor para tratar as madeiras.
O funcionamento ocorre diariamente das 09h30 às 12h30 e das 14h20 às 17h40 min.
Não deixe de incluir no seu roteiro
Venha vivenciar a oportunidade de entender as tradições e costumes da região, e assim apreciar a beleza e a grandiosidade do passado, a 6 quilômetros e bem próximo de Gramado.