70 anos de uma trajetória inovadora

70 anos de uma trajetória inovadora

Notícias 15/12/2024 0

Gramado comemora 70 anos de uma trajetória  inovadora e presença marcante cenário nacional!

Consagrada pela sua vocação Turística, Gramado comemora 70 anos da sua emancipação política (15/12) e ao longo do tempo se transformou em uma da cidades mais visitadas do país e destaque mundial.

Nos primeiros anos da sua emancipação pessoas visionárias nortearam o crescimento da cidade, e fomentaram a criação de diversos eventos, como exemplo o "Festival das Hortênsias", anos depois Natal Luz, Festival de Cinema e outros inúmeros eventos que foram um dos pilares do crescimento econômico e ratificando sua vocação para turismo, não menos importante a indústria da produção de malhas artesanais e o chocolate caseiro tem papel decisivo na atual Gramado que conhecemos.

Sobre História da trajetória de Gramado:

De 1904 a 1913, a localidade de Linha Nova, hoje interior, foi a sede do Quinto Distrito de Taquara. A perspectiva da construção da Linha Férrea entre Taquara e Canela, incentivou os líderes políticos da época, como o Major Nicoletti Filho, que transferiu a sede do Distrito para uma localidade chamada Gramado, onde hoje está o Centro da cidade.


Segundo alguns historiadores, a origem do nome Gramado está relacionado a um recanto de grama, onde os tropeiros e imigrantes descansavam quando passavam pela Serra com o gado, que era de extrema importância para a economia local da época.

Os primeiros moradores chegaram por aqui em 1875. José Manoel Corrêa com seus filhos homens, João, Joaquim e Juca; Tristão José Francisco de Oliveira e sua esposa Leonor Gabriel de Souza. Como o Centro de Gramado era uma área pouco promissora para a agricultura, em virtude de banhados e matas, veio a opção por habitar locais com áreas mais férteis, como a Linha nova. Ali, implantou-se a semeadura do município de Gramado.

Segundo conta a historiadora Marília Daros, no livro Raízes de Gramado, a cidade passou depressa pelas transformações de povoamento, vilamento da cidade. De pouso de tropeiro, a pouso de turistas, guardou na memória um pouco de seu passado, para que, agora possamos decifrá-lo e contá-lo com respeito e carinho, para as gerações futuras”.

A malha ferroviária, que alavancou o desenvolvimento da região, chega a Gramado nos anos 20, três décadas antes da emancipação. Esta história começa a se aproximar do município no ano de 1914, quando foi inaugurado o trecho ferroviário entre Taquara e Sander (em Três Coroas). De acordo com o livro Gramado – Ontem e Hoje, de Mário Pizetta, a construção da ferrovia a uma altura de 615 metros acima do nível do mar representava, na época, “uma obra digna de grande admiração e um notável monumento da engenharia brasileira”. O empreendedor Coronel João Corrêa da Silva ampliou o trecho de trem de Sander até Várzea Grande e, a terceira grande etapa da construção ligou a Várzea Grande a Gramado.


Foto Divulgação: Década de 20

O famoso “Rabicho”- único em seu gênero na América do Sul, foi uma demonstração da mente inovadora de João Corrêa da Silva, já que o trem andava uma considerável distância de ré, para embalar e subir a Serra até a estação de Gramado, que se localizava onde hoje é a Estação Rodoviária. O trem não chegou a ir até a Linha Nova, devido ao alto custo para construir um trecho tão longo – de cerca de 11 quilômetros do Centro – portanto, Corrêa optou por passar pela primeira sede do povoado e fazer a ligação com Canela, já em 1924.

Crédito: Jornal Integração Texto Histórico/Portal de Viagem - Foto: Divulgação e Cleiton Thiele
Foto do autor(a) Luis Sebastiani

Luis Sebastiani

Luis Alexandre, atua na Coordenação e Expansão Comercial do Projeto Portal de Viagem, abertura de mercado dos sites de venda de ingressos, além do desenvolvimento de pautas para Blog.

Também teve atuação por mais de 12 anos na Hotelaria da Serra Gaúcha onde desenvolveu habilidade de gerenciamento de equipes com foco da Hospitalidade.

Deixe seu comentário

Faça login para comentar a publicação.

Entre em Contato